home

Métodos de Pesquisa

Laboratório de Abelhas - USP

volta ao índice geral

- Item 02 -
DIVISÃO DE RECURSOS, PREFERÊNCIAS FLORAIS, ATIVIDADE EXTERNA E ESTUDOS DE COMUNIDADES DE ABELHAS SOCIAIS

MÉTODOS

1) Levantamento de ninhos de abelhas presentes na região de estudo.

2) Observação, coleta e identificação de espécimes de abelhas em uma determinada área - identificação e coleta dos espécimes vegetais visitados.

3) Identificação e quantificação de uso de fontes de pólen e néctar a partir da análise polínica de alimento estocado nas colônias.

4) Levantamento de abelhas solitárias

5) Caracterização da atividade de vôo pela contagem de indivíduos na entrada das colméias e medições das variáveis abióticas (temperatura, umidade relativa, intensidade luminosa, velocidade do vento).

1) Levantamento de ninhos de abelhas presentes na região de estudo.

As informações sobre presença de ninhos podem ser obtidas diretamente através da observação no campo. Árvores, muros, troncos e o solo devem ser observados para constatar a presença ou não de ninhos de abelhas. Se o ambiente for urbano, além de muros, é necessário observar postes e edificações de uma forma geral. Se no local for comum a prática de meliponicultura pode-se obter informações juntos aos meliponicultores.

- Fotos de entrada de ninhos de meliponíneos

- Fotos de interior de ninhos de meliponíneos

- Caracterização de 12 espécies de meliponíneos

- Classificação de abelhas brasileiras (com chaves para família e gênero)

Uma vez localizado o ninho deve-se tentar identificar a espécie de abelha presente. Para tanto, caso o pesquisador não consiga identificar a espécie, ele deve coletar alguns indivíduos com auxílio de uma rede entomológica e proceder como descrito no item seguinte (4.2 - como preparar as abelhas para guardar na coleção).

Ele deve também anotar em que local foi encontrado o ninho, se em uma árvore, poste, muro, solo, etc.

Referências

TEIXEIRA, A.F.R. & VIANA, B.F. 1998 Distribuição e densidade de ninhos de meliponíneos (Hymenoptera: Apidae) nas dunas do médio São Francisco, Ibiraba, Barra, Bahia. In: Resumos XXII Congresso Brasileiro de Zoologia, p.123.