home

Métodos de Pesquisa

Laboratório de Abelhas - USP

volta ao índice geral

- Item 01 -
ANÁLISE DOS PRODUTOS ELABORADOS POR ABELHAS SOCIAIS

MÉTODOS

1) Coleta, herborização e identificação de plantas e coleta de grãos de pólen.

2) Preparação de material de referência polínica através do processo de acetólise ou do pólen fresco.

3) Análise e descrição do grão de pólen

4) Preparação de amostras de mel seguida por identificação e contagem dos grãos de pólen.

5) Correção das porcentagens de grãos de pólen em relação ao volume

6) Análises físico-químicas das amostras de mel (açúcares, proteínas, lipídeos, sais minerais, etc.).

7) Análise do efeito inibidor de méis em relação a diversos micro-organismos.

1) Coleta, herborização e identificação de plantas e coleta de grãos de pólen.

As plantas floridas devem ser coletadas e herborizadas, segundo esquema presente em http://www.ib.usp.br/didatico/pg06a.htm#a.

Para que os grãos de pólen possam ser analisados de forma eficiente, recomenda-se que sejam coletados, na planta florida, botões ainda fechados e que estes sejam guardados em um envelope de papel, devidamente etiquetado de forma a corresponder à planta de origem. A análise dos grãos de pólen será feita a partir dos botões, pois, desta forma, será evitada a contaminação com grãos de outras espécies vegetais, comum em flores já abertas. Se os botões forem mantidos guardados por prazos muitos longos, deve-se ter o cuidado de manter os envelopes em ambiente seco para evitar que sejam atacados por fungos e também mantê-los em ambientes assépticos, de forma a impedir que sirvam de alimento para pequenos insetos, como carunchos, por exemplo. O mesmo cuidado deve ser observado para as plantas herborizadas.

Posteriormente, as plantas devem ser corretamente identificadas por especialistas com auxílio de chaves taxonômicas e etiquetadas. Se possível, no momento da coleta, a planta deve ser fotografada em seu aspecto geral e em seus detalhes. Se isso não for possível, deve-se tomar o cuidado de anotar o porte da planta e cor da flor, pois isso auxiliará o processo de identificação e posterior montagem de um banco de dados. Além disso, é importante anotar a data da coleta, para que seja possível ter idéia da época de florescimento da planta.