INSETOS QUE VISITAM FLORES:
como reconhecê-los e observá-los

2. CLASSIFICAÇÃO DOS INSETOS

Insetos são facilmente estudados pois podem ser encontrados e coletados em abundância por toda parte. Antes de tentar observar os animais que estão visitando as flores, é preciso reconhecer o que é um inseto. Observe o esquema ao lado.

O inseto tem seu corpo dividido em três partes: cabeça, tórax e abdômen. Todos possuem 6 pernas e 2 projeções na cabeça, as antenas. Através das antenas os insetos podem perceber o gosto, o cheiro e as vibrações ao seu redor. Olhos compostos, antenas e partes bucais estão localizadas na cabeça, enquanto que as asas (quando presentes) e as pernas estão no tórax. O abdômen pode conter um ferrão, que é o aparelho ovipositor com função na defesa.

Existe uma variedade muito grande de insetos. Para identificar os que visitam as flores, você poderá usar uma chave de identificação, como a apresentada a seguir.

USO DA CHAVE DE IDENTIFICAÇÃO

O uso da chave de identificação é baseado na eliminação de todos os grupos de insetos exceto o grupo ao qual o inseto observado pertence. A chave é composta de uma série de pares de afirmação. Você começa com o primeiro par, lendo a descrição e observando o inseto. O número que segue à afirmação diz qual será o par de afirmações que você deverá ler em seguida. Lendo, observando, escolhendo e seguindo os números encontraremos o nome do inseto ou a ordem a que pertence.

Exemplo: Suponha que o inseto que você deseja identificar tenha 2 pares de asas diferentes. O par de afirmação número 1 leva você a chegar na "formiga" (que não tem a característica do seu inseto) ou a continuar procurando em 2. Como são dois pares de asas (4 asas) você deverá prosseguir em 3 e assim sucessivamente.

próximo tópico