Scaptotrigona bipunctata

Tubuna


Vídeos
Foto da operária
Detalhe da cabeça da operária
 
Entrada da colmeia
 

Informações gerais: Embora de distribuição geográfica ampla, que se estende do Rio Grande do Sul até o México, a abelha tubuna inexiste em muitas regiões. Esta espécie é muito agressiva quando há manipulação do ninho. Os ninhos podem ser encontrados em ocos de árvores.

Entrada da colmeia: A entrada é ampla de cerume e com a forma de funil.

Interior da colmeia: No ninho, os favos de cria têm sempre a forma espiral. O invólucro de cerume, que envolve o favo de cria, é pouco desenvolvido em relação as outras espécies de abelhas sem ferrão. Há construção de células reais. Os potes de alimentos circundam o favo de cria.

Publicações

1989 KLEINERT-GIOVANNINI A, IMPERATRIZ-FONSECA VL. Estratégias reprodutivas em Scaptotrigona bipunctata como consequência da seleçãode parentesco. Ciência e Cultura, São Paulo, v.41, n.7 supl., p.739-40,

1992-KLEINERT AMP, PIVA LF. Período de desenvolvimento em Scaptotrigona bipunctata. Ciênc. e Cult., v.44, p. 838, Suplemento 7.

1998-AGUIAR AJC; RAMALHO M, SANTOS IA. Abelhas no parque estadual da Cantareira (S. bipunctata e M. quadrifasciata): visita ao dossel. Resumos. III Enc. Sobre Abelhas, Ribeirão Preto, p.283.